::LAPS ::   ::U.Minho::   ::E.Engenharia::   :: DSI ::   ::LIG::   ::LECOM::   ::MSI::   ::MSM::   ::MCGAV::   ::MCI::  
 
Politica de utilização dos recursos dos LAPS.DSI
 
  1. Os utilizadores devem comportar-se de forma adequada a um local de trabalho.
  2. É proibido comer ou fumar nos LAPs do DSI.
  3. Ao sair do posto de trabalho o aluno deve cuidar que fique devidamente arrumado: cadeira no lugar, mesa limpa, teclado e rato nos seus lugares.
  4. Cabe ao docente garantir, que no final da aula, o quadro fica limpo, o mobiliário e equipamento arrumados, e o projector apagado mas ligado para arrefecimento da lâmpada.
  5. É proibido abrir qualquer computador excepto a pessoal autorizado.
  6. É proibido mover qualquer tipo de hardware. Incluí-se aqui ligar ou desligar quaisquer cabos.
  7. Não é permitida aos utilizadores a reserva de máquinas
  8. Não é permitida ao utente uma ausência superior a 10 minutos, sem encerrar previamente a sua sessão de trabalho. Nesse caso, qualquer utilizador tem direito a fechar a área do PC e passar a ser ele o utilizador desse PC.
  9. Só é permitido a cada utilizador, ocupar um computador de cada vez.
  10. A utilização dos PC's para a execução de trabalhos no âmbito das disciplinas curriculares têm prioridade total sobre qualquer outra utilização, tais como: www, ftp, e-mail, mirc, etc.
  11. Todo o equipamento informático deve ser unicamente utilizado para o desenvolvimento de trabalhos académicos não sendo permitida a sua utilização para outros fins sem autorização superior.
  12. Sempre que observar qualquer anomalia no funcionamento de um computador, deverá imediatamente comunica-la ao docente da cadeira se estiver a decorrer uma aula, ou ao técnico do DSI que estiver na Sala de Atendimento e Apoio Técnico, em qualquer outra situação.
  13. Os danos causados aos equipamentos devidos a utilização inadequada são da responsabilidade do utilizador em questão.
  14. Não é permitida a introdução, modificação ou a supressão de dados de programas informáticos instalados nos computadores. A alteração de configurações ou a instalação de programas só pode ser feita pelos docentes ou pelos técnicos do DSI.
  15. Não é permitido correr quaisquer servidores (tais como proxy's, irc's, etc.) não autorizados.
  16. É proibido o acesso, ou tentativa de acesso, a informação que lhe tenha sido vedada.
  17. Não é permitida a intercepção, sem autorização, de comunicações que se processem no interior da rede informática.
  18. As contas e passwords de acesso aos sistemas cedidos pelo DSI devem considerar-se como sendo pessoais e intransmissíveis, comprometendo-se cada utilizador a quem tenham sido distribuídas a manter a sua confidencialidade, não as divulgando a terceiros e comunicando prontamente aos técnicos do DSI todas as circunstâncias que indiciem o seu uso abusivo. Todos os actos perpetrados sob a identidade da conta são da responsabilidade do seu dono.
  19. O espaço disponível a cada utilizador é de 15 MB no SOL e 15 MB no Marte. Só o espaço no SOL está protegido contra quebras de serviço (backups), por isso a recuperação de dados no servidor Marte não é garantida.
  20. Os utentes são responsáveis por todos os ficheiros contidos na sua área, e por toda a utilização desta.
  21. No final do trabalho todos os seus ficheiros deverão ser transferidos para a sua área pessoal no servidor SOL, e posteriormente apagados do disco.
  22. O utente não pode deliberadamente prejudicar ou incomodar outros utentes, nomeadamente interferir com ficheiros de outros utentes, interferir com sessões interactivas, envio de mensagens ou imagens consideradas ofensivas e chocantes.
  23. As páginas pessoais são da responsabilidade de cada utilizador, mas estando integradas na Rede da Comunicação Científica Nacional, devem respeitar as regras impostas pela FCCN (ver http://www.fccn.pt) destacando-se que não é permitido publicitar ofertas comerciais, distribuir publicidade ou usar as áreas para alojar "Homepages" de entidades externas à Universidade do Minho.
  24. O DSI reserva-se o direito de suspender ou cancelar, parcial ou totalmente, o acesso a todas as facilidades que tenham sido disponibilizadas aos eventuais infractores.

Todos os utentes ao utilizar os LAPs do DSI, ficam obrigados a cumprir todas as normas internas e a legislação Portuguesa sobre a criminalidade informática, devendo ainda acatar as indicações, quer dos docentes, quer do pessoal técnico do DSI.

O não cumprimento das normas estabelecidas, ou o desenvolvimento de actividades lesivas do bom nome e reputação da Universidade do Minho, dos seus docentes, funcionários ou alunos poderá levar o utente a tornar-se objecto de processo disciplinar, e criminal se aplicável.